Por Jorge e Deonira La Rosa - MFC - RS - Porto Alegre
(Texto para um Comentarista e vários Leitores)
Com - Irmãos, irmãs, bem-vindos a esse Encontro de Natal ! Natal lembra fraternidade, lembra Jesus. Fé em Jesus não se expressa só individualmente, mas em comunidade. A primeira comunidade é nossa família, são nossos amigos mais próximos, são vocês com quem estamos reunidos nesta noite.
L1 - Nesta casa, ao redor desta mesa, estamos experimentando mais uma vez a dimensão comunitária do Povo de Deus, a dimensão do amor em família. Somos a igreja de casa. Juntos queremos festejar nosso aniversariante Jesus.
L2 - Venham, vamos entregar-lhe nossos presentes.
Todos - Oferecemos nossa fé.
L2 - Pela fé aderimos a Jesus Cristo, seguindo sua mensagem.
L3 - Jesus lutava por um Reino onde todo ser humano fosse importante, tivesse moradia, afeto, comida, emprego, cultura. E sabemos que Ele nos confiou essa causa.
Todos - Oferecemos nosso amor e nossa adesão a sua causa.
L4 - É pela maneira como tratamos os outros que pregamos ao mundo quem é o nosso Deus.
Todos - Cremos que Cristo está em cada uma das pessoas que passam pela nossa vida. / Cremos que Deus veio ao mundo para ensinar-nos como amar o próximo.
L5 - A família e o grupo de amigos são um bom lugar para viver o amor. É nesses espaços que aprendemos desde cedo a nos comportar como seres solidários ou como seres egoístas.
Todos - Que nossa família e nossos grupos de amigos sejam geradores da energia que precisamos / para sermos cada vez mais humanos. / Que os pais ensinem os filhos / e que os filhos ensinem os pais, / que os amigos se ensinem,/ e que aprendamos uns com os outros como se pratica a solidariedade!
Canto (todos) - Abençoa, Senhor, as famílias. Amém.
Abençoa, Senhor a nossa também! (2 vezes)
Todos - O amor se mostra em AÇÕES. É preciso materializar o amor aos irmãos com uma visita, uma palavra, uma providência, um emprego, um perdão.
L6 - Amar também é tratar muito bem a mulher, o marido, os filhos, os pais e os irmãos; é amparar o desempregado, o mendigo, o doente, o velho, o presidiário, a mãe pobre e sofrida...
Todos -... é participar dos grupos de voluntários, oferecendo ajuda; / é prestar serviços profissionais gratuitos aos necessitados; / é ouvir um jovem ou uma criança, / ensinar a ler a um analfabeto, / denunciar injustiças, / participar dos trabalhos de construção de uma sociedade mais justa ...
L4 - Tudo isto é festejar o Natal !
Todos - Se fizermos isto, ouviremos de Jesus: "Tive sede e me deste de beber, / estava preso e me visitaste, / estava nu e me vestiste / peregrino e me hospedaste... Entra no Reino que te foi preparado (Evangelho: Mt 25).
Jesus, Maria e José, / que os dias que virão nos encontrem mudados: / sem medo de sermos amigos, sem medo de ajudar os outros, mais decididos a rezar e a amar.
Com - Peçamos perdão por todas as nossas faltas contra o amor.
Todos - Perdoa-nos, Senhor, por todos os males praticados nesse ano que passou. Perdão para todo o mundo.
L 5 - Que de hoje em diante ninguém de nós vá dormir sem pedir ou sem dar o perdão.
L1 - Pedimos, também, que todas as famílias do mundo recebam Jesus neste Natal. / Especialmente pedimos pelas famílias que sofrem com a guerra / e por aquelas cujos filhos ou pais praticaram crimes, ou passaram por alguma situação de violência e de sofrimento. / Por aquelas que não têm amor para dar nesta noite.
Todos - Tem misericórdia, Senhor. Neste Natal, não rezaremos pela bíblia dos que professam o medo, e não sonegaremos sentimentos e encantos. Poremos sobre a mesa Deus fatiado em pão. Não aceitaremos os brindes de mãos que não se tocam, nem iremos às ceias dos que se devoram.
Com - Alegres porque Deus se fez homem para trazer-nos o perdão e o amor, escutemos.
L2 - Leitura do Evangelho de Jesus, segundo Mateus (2,4-15)
Naqueles dias, José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém.
Maria, sua esposa, em estado de gravidez adiantado, o acompanhava. Estando ali, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Um anjo apresentou-se aos pastores, que no campo vigiavam os seus rebanhos, e anunciou-lhes:
"Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria que é para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador".
No mesmo instante juntou-se um coro de anjos louvando a Deus.
"Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados".
Todos - Glória a Deus nas alturas / e paz na terra aos homens por ele amados. Alegres e sem medo, / vamos levantar a voz com vigor / e vamos anunciar aos que estão aqui presentes/ e a todo o mundo: / "Eis aqui o nosso Deus!" - / "Paz na terra!" - / É Natal de Jesus !!! / Feliz aniversário!!!
Comentarista: De mãos dadas, rezemos
Todos: Pai nosso que estais no céu ...
Com - Unidos às pessoas de todo o mundo que hoje entoam "Noite Feliz", cantemos:
1 - Noite Feliz, Noite Feliz! O Senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém, eis na lapa Jesus, nosso bem. Dorme em paz, ó Jesus, dorme em paz , ó Jesus.
2 - Noite Feliz, Noite Feliz! O Jesus, Deus da luz, quão afável é teu coração, que quiseste nascer nosso irmão. E a nós todos salvar, e a nós todos salvar!
3 - Noite Feliz ! Noite Feliz! Eis que no ar vêm cantar aos pastores os anjos do céu, anunciando a chegada de Deus. De Jesus Salvador, de Jesus Salvador!
FELIZ NATAL !
Nenhum comentário:
Postar um comentário